terça-feira, 19 de agosto de 2008

Ensaio para esquecer! (Portugal 2-3 Rep. Checa)


A selecção portuguesa de Sub-21 perdeu (3-2) esta terça-feira ante a República Checa, naquele que foi o derradeiro teste antes do embate decisivo ante a Inglaterra, referente ao apuramento para o Campeonato da Europa. Miguel Veloso e Hélder Barbosa marcaram os golos dos comandados de Rui Caçador no amigável disputado no Complexo Desportivo da Tocha, com Pelé a ser expulso no decorrer da segunda parte.

Golo a abrir

A equipa da casa precisou apenas de cinco minutos para inaugurar o marcador, com Miguel Veloso a facturar com um bom remate ao poste mais distante, na sequência de um canto que a defesa checa não conseguiu limpar. Apesar da vantagem madrugadora, Portugal ia revelando alguns problemas para explanar o seu futebol, isto perante um adversário que soube recuperar do choque inicial.

Assim, o empate acabou mesmo por surgir à passagem do 27º minuto, quando Mario Holek captou o esférico à entrada da área portuguesa, antes de desferir um potente e colocado disparo de pé direito que não deu hipóteses ao guarda-redes Rui Patrício.

Parada e resposta

A qualidade de jogo foi decrescendo à medida que se aproximava o intervalo, mas um momento de brilhantismo do ataque português acabou por voltar a desequilibrar a contenda. Corria o segundo minuto do tempo de compensação quando Ricardo Vaz Té protagonizou uma excelente arrancada pelo lado esquerdo, culminada com um cruzamento atrasado ao qual Hélder Barbosa deu o melhor seguimento, batendo o guardião Milan Švenger com um portentoso remate de primeira.

O lance não teve o condão de inspirar a selecção portuguesa, já que a República Checa voltou a empatar aos 63 minutos. Entrado ao intervalo, Miguel Lopes derrubou Reznicek no interior da área portuguesa e originou uma grande penalidade que Marek Strestik converteu com mestria.

Dois minutos fatais

A reviravolta no marcador aconteceu apenas três minutos volvidos, com Reznicek a iludir a armadilha do fora-de-jogo e a aparecer isolado perante Ricardo Batista. O guardião português ainda conseguiu deter o primeiro remate do avançado checo, mas este não perdoou na recarga, fazendo o 3-2. Portugal sofreu novo revés logo de seguida, quando Pelé viu o cartão vermelho directo, na sequência de uma entrada dura sobre um adversário.

Apesar de ter lutado muito até ao apito final, Portugal não conseguiu evitar a derrota, protagonizando assim um mau ensaio para a deslocação a Inglaterra, agendada para 5 de Setembro...

Sem comentários: