sábado, 16 de agosto de 2008

Que role a bola...


Tem hoje início mais uma época de futebol em Portugal, com a Supertaça Cândido de Oliveira. Uma época que se espera ser mais competitiva, emocionante e acima de tudo sem casos e polémicas, penso que já tivemos os suficientes na ultima temporada.

Os três grandes reforçaram-se com qualidade, com Benfica a investir muito, mas a meu ver bem, ao contrário de outras épocas, sendo grande responsável por uma mudança de mentalidades o novo director desportivo Rui Costa. Ao trazer nomes sonantes e com provas dadas no futebol europeu (Pablo Aimar e Reyes), levará consequentemente mais pessoas ao estádio. A ambição de todos os benfiquistas cresceu assim consideravelmente, sequiosos de vitórias querem apagar uma época para esquecer, contando para isso com Quique Flores, que para já parece ter conquistado a confiança da nação encarnada, mas que como todos os treinadores terá de apresentar resultados a curto prazo.

Sporting e Porto que dão hoje, no Algarve, o pontapé de saída na nova época, mantiveram as bases da ultima época (indefinições em torno de Quaresma e Moutinho), reforçaram-se pouco, mas bem.

O FC Porto perdeu duas pedras fulcrais na conquista do tri, Paulo Assunção e Bonsingwa, contratando Sapunaru e Freddy Guarin para os respectivos lugares, ambos com boas indicações na pré-temporada parecem estar á altura do desafio, tendo ainda tempo para "picar" o rival Benfica com a compra de Christian Rodriguez, que pode vir a ser uma das figuras da época. E manteve modelo e rotinas de jogo assimilados nas ultimas épocas com resultados muito positivos.

O Sporting manteve treinador, assim como, os jogadores que foram a base da equipa nas ultimas épocas (até ao fecho do mercado tudo pode acontecer), reforçando-se com base na expriência de jogadores conhecedores do futebol português, com Fábio Rochemback a prometer ser o patrão do meio campo leonino neste seu regresso a Alvalade, mais maduro e experiente (passagem por Inglaterra fez-lhe bem), uma das contratações do defeso foi sem duvida Hélder Postiga, que pode ter em Alvalade a oportunidade de mostrar todo o seu futebol e assim relançar uma carreira que estagnou nas ultimas épocas. Os adeptos leoninos esperam ainda, que Marco Caneira traga a solidez defensiva que faltou na ultima época.

As expectativas estão altas, agora é só esperar que a bola role...


João Silva

Sem comentários: