quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Tudo em aberto! (Guimarães 0-0 Basel)

O Vitória de Guimarães empatou a zero diante do FC Basel 1893, em partida da primeira mão da terceira pré-eliminatória da UEFA Champions League, disputada esta quarta-feira, no Estádio D. Afonso Henriques.

Decisão em Basileia

Estreantes em jogos da maior montra do futebol europeu de clubes, ao contrário da formação da Suíça, os vimaranenses não conseguiram aproveitar o facto de jogarem em casa. Numa partida com poucas oportunidades de golo, a nota dominante foi o desacerto dos avançados e a solidez de ambas as defesas, situações que deixaram tudo em aberto para a segunda mão, dentro de duas semanas, no St. Jakob-Park.

Stocker ameaça

Com sete desafios oficiais disputados em 2008/09, cinco deles no campeonato helvético, contra a primeira partida oficial da temporada efectuada pelos vimaranenses, o Basileia impôs o ritmo de jogo na fase inicial e esteve perto de inaugurar o marcador aos oito minutos. Valentin Stocker combinou bem com Carlitos e rematou forte para defesa apertada de Nilson pela linha de fundo.

Guimarães sobe de rendimento

O Vitória subiu de rendimento e criou alguns lances de perigo junto da área da formação comandada por Christian Gross, bem organizada na defesa e sempre à espreita do contra-ataque. Aos 31 minutos, um pontapé de Marquinho saiu perto do poste da baliza de Franco Costanzo e, logo a seguir, o jogador brasileiro voltou a estar perto do golo, mas o guardião argentino defendeu o seu remate de cabeça.

Ergić desperdiça

O Basileia respondeu antes do intervalo e criou perigo em novo remate de Carlitos, de fora da área, antes de Ivan Ergić, de cabeça, desperdiçar uma boa oportunidade para os visitantes. Pertenceram aos forasteiros os primeiros lances de perigo após o reatamento, através Eren Derdiyok e do extremo português, mas a resposta da equipa de Manuel Cajuda foi imediata, embora as iniciativas de Douglas e Fajardo não tenham tido o desfecho que ambos desejavam.

Domínio vimaranense

Carlitos surgira no lugar de Marquinho na etapa complementar e Cajuda voltou a mexer ao trocar João Fajardo pelo avançado Jean Coral, uma das contratações de Verão do emblema do Minho. No entanto, foi o Basileia a criar perigo quando um perigoso centro de Ergić parou com dificuldade nas mãos de Nilson. Coral e o recém-entrado Roberto também não conseguiram acertar de cabeça no alvo, pelo que o encontro terminou sem golos.

Nos descontos, Ergić beneficiou de um erro contrário, mas o seu remate saiu por cima da barra...


Filipe Cruz

Sem comentários: